terça-feira, 6 de novembro de 2007

Enfrentando o medo do Futuro

Jeremias - 29 - 11 : 13
INTRODUÇÃO A conversa dos pastores com o agente da Companhia de Seguros de Saúde, O QUE VAI ACONTECER QUANDO CHEGARMOS AOS 60 ANOS ? Estávamos inseguros - Como vai ser ?Estávamos nos sentindo impotentes - Será que vamos conseguir pagar ?Será que o que o INSS vai nos dar será suficiente pelo menos para pagar o plano de saúde ?Nosso problema com o amanhã ...Será que vou ter saúde suficiente para manter minha família até os filhos crescerem ?Será que vou casar ?Será que vou passar no vestibular quando chegar ao fim do colegial ?Será que as pessoas vão querer me dar um emprego ?TODOS NÓS TEMOS MEDO DE DESCONHECIDO ..TODOS NÓS TEMOS MEDO DO DESCONHECIDO PORQUE NÃO TEMOS CONTROLE SOBRE ELE E ISTO NOS ATEMORIZA ...TODOS NÓS TEMOS MEDO DO FUTURO IMEDIATO E TEMOS MEDO DO FUTURO DEPOIS DA MORTETODOS NÓS TEMOS MEDO DO FUTURO TAMBÉM PORQUE MUITAS VEZES NOS SENTIMOS INSEGUROS POR FALTA DE NÃO SABERMOS SE SOMOS AMADOS POR AQUELE QUE TEM O PODER DE CONTROLAR O FUTUROComo então, lidar com o medo do futuro ?ILUSTRAÇÃO - A história de NoemiHá mais de 28 anos atrás a Teca e Eu conhecemos Noemi ... (pseudônimo)Noemi e sua mãe se tornaram mais do que avó e irmã e para nós Foi da casa de Noemi que a Teca eu saimos para nosso primeiro passeio que alimentou em mim o desejo de namorar aquela que hoje é minha esposa. Noemi casou com outro grande amigo nosso, um rapaz com grande dom de evangelismo e visão ministerial. Ele tiveram dois filhos e a família era muito operante no ministério. Mas um dia, o esposo de Noemi saiu de casa. As dores eram intensas, o casal se divorciou. Noemi tinha agora uma família para criar sem apresença de um pai e os recursos de uma pensão ... Uma das suasgrandes indagações era, COMO VAI SER O FUTURO DOS MEUS FILHOS ?COMO VOU PODER SUSTENTÁ-LOS ?ONDE ESTÁ DEUS NISTO TUDO ?COMO VOCÊ LIDARIA COM ESTAS PERGUNTAS SE VOCÊ FOSSE A NOEMI ?ILUSTRAÇÃO - A história de Paul e Lara (pseudônimos)Conheceu a Cristo logo quando criança Cresceu em sua profissão, foi diretor de dois grandes bancos em São Paulo.a certa semana foi demitido sem razão da diretoria de um grande banco e recebeu a notícia sem qualquer contexto que sua esposa o estava deixando. Aposentou-se com sonhos de servir ao Senhor através de uma empresa de consultoria daí ter recursos para investir em Missões. Há alguns anos atrás foi diagnosticado com câncer No mesmo período da descoberta do câncer seu sogro que morava com ele precisou amputar as pernas por causa de diabetes Depois de um certo período o câncer foi aparentemente debelado para voltar alguns meses depois. Na mesma semana que soube desta notícia a sogra que mora com eles um das filhas passaram por cirurgias de emergência Daí, perguntei para sua esposa ... COMO VOCÊ ESTÁ LIDANDO COM TUDO ISTO ... ?COMO VOCÊ ESTÁ ENCARANDO O FUTURO ? COMO VOCÊ LIDARIA COM ESTAS PERGUNTAS SE VOCÊ FOSSE PAUL PU LARA ?--> Vamos procurar na Palavra de Deus algumas respostas...--> Abra comigo em Jeremias capítulo 29 ....TRANSIÇÃOO contexto da passagem ... O povo de Israel estava já algum tempo no cativeiro na Babilônia Todo o sonho de futuro e a expectativa das promessas feitas aos seus antepassados haviam desmoronados. Deus já havia avisado que eles ficariam cativeiro por 70 anos Apenas quatro anos haviaM se passado até o contexto desta passagem ser escrito. Eles estavam no cativeiro por causa da desobediência a Deus O povo estava com uma certa expectativa ... POR QUANTO TEMPO FICAREMOS AQUI ? Outras perguntas certamente permeavam a cabeça das pessoas ... E os nossos sonhos de cuidarmos nossos filhos e prepará-los para a vidaE nossa terra que mana leite e mel, quando a veremos de novo ?Será que morreremos aqui ?E O NOSSO FUTURO ?UM CERTO FALSO PROFETA CHAMADO HANANIAS DISSE QUE EM DOIS ANOS O POVO SERIA LIBERTO (28:3 cf. 27:11,12) Então, Deus responde a inquietação do povo demonstrando que Hananias estava mentindo Mas, em vez de simplesmente dizer para o povo que o futuro deles estava sombrio, Deus traz um tremendo encorajamento. Vamos ler do v. 1 ao 14O povo estava com medo - COMO SERÁ NOSSO FUTURO ? O povo estava confuso - Será serão realmente 70 anos ? O povo estava tentado a ouvir o que não era de Deus - Quando estamos com medo somos tentados a receber qualquer coisa que nos leve ao escape. O povo estava sob o stress do abandono e da dor da distancia de Jerusalém O povo estava solitário - A dor trás solidão e o povo estava longe do local de adoração... Jerusalém O povo precisava de Salvação daquela situação COMO ENTÃO LIDAR COM MEDO DO FUTURO ?À luz desta passagem podemos tirar alguns princípios que vão nos ajudar a lidar com o medo do futuro ....Mas, antes de focarmos no texto de hoje, quero recordar duas coisas que acentuamos nos últimos dois domingos em nossas mensagens sobre VIVENDO SEM MEDO ...O amor de Deus é um antídoto do medo - Não segurança ou paz (estes são produtos do amor de Deus para conosco.) A presença de Deus em nossas vidas é nossa maior proteção contra aquilo que tememos - Quando falamos de presença estamos falando do relacionamento com o Pai Quando estamos lidando com o MEDO DO FUTURO precisamos lembrar que ..I - DEUS É O DEUS DO NOSSO FUTURO ( Jeremias 29:11)11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.A . DEUS CONHECE TUDO A MEU RESPEITO"Nada na criação está escondida dos olhos de Deus.Todas as coisas ele conhece e estão descobertas perante seus olhos ... "- Hebreus 4:13Deus sabe o que me trás medo Deus sabe o que vou precisar amanhã Deus sabe aquilo que está me afligindo hoje. AQUELE QUE ME AMA NÃO DEIXARÁ ME AO LÉO NO MEIO DO MEU MEDO Deus sabia da aflição do povo no Cativeiro InsegurançaSolidãoFalta de recursosDominados pelo temorPor saber todas as coisas Deus podia trazer esperança no meio do medo ...para vos dar um futuro e uma esperança.Porque Deus conhece tudo a meu respeito, Deus também ...B. DEUS TEM UM PLANO PARA O MEU FUTURO - planos de paz ...Deus trouxe esperança no meio do caos da incerteza Deus trouxe um plano apesar do contexto da vida do povo - O povo estava no cativeiro por causa da desobediência Deus não definiu o plano que ele tinha, mas era um plano baseado na promessa dele- Um período determinado no cativeiro - 70 anos- Um plano baseado na promessa aos pais da nação - FAZER DE ISRAEL UMA GRANDE NAÇÃOOs planos de Deus para minha vida incluem PAZPaz não significa ausência de conflito Paz necessariamente não significa mudança de condições PAZ SIGNIFICA ESTAR NUM CONTEXTO DE SEGURANÇA POR CAUSA DA PRESENÇA DE QUEM TEM PODER - DEUS PAZ SIGNIFICA TER RELACIONAMENTO COM QUEM PODE ME PROTEGER PAZ SIGNIFICA ESTAR NUM RELACIONAMENTO SEM CULPAOs planos de Deus incluem um futuro que me satisfaz " ...para vos dar um futuro e uma esperança. "" ... para vos dar o fim que desejais ..."Um futuro de acordo com o que Deus quer Um futuro moldado pela vontade de Deus Um futuro no qual as dores do presente são instrumentos para moldar meu interior e ser a pessoa capaz de experimentar aquilo que Deus tem para mim de uma forma que me realize a despeito das durezas da vida. Um futuro que pode ser tardio mas que hoje é alimentado pela esperança -A ESPERANÇA QUE DEUS INTERVIR APLICAÇÃOVocê está com medo hoje do seu amanhã ? Você pode crer então que Deus tem um plano de paz para sua vida que lhe dará satisfação II - DEUS COM SEU AMOR GARANTE NOSSO FUTURO DE PAZ...para vos dar um futuro e uma esperança. "" ... para vos dar o fim que desejais ..."A. DIREÇÃO QUANDO ESTOU CONFUSO"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio conhecimento. Reconhece-o em teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas". - Prov 3:5,6O medo do futuro gera em nós não somente insegurança mas confusãoDeus promete neste texto nos dar DIREÇÃOA QUESTÃO NESTA ALTURA É : ONDE BUSCO AJUDA QUANDO ESTOU CONFUSO ?HoróscopoSentimentos apenasO pastor (ele pode ajudar mas não é Deus) A direção que Deus providencia está relacionada com minha decisão de não confiar em mim mesmo A direção que Deus providencia resulta em um caminho aplainado. Note bem - Somente o que é íngreme e irregular precisa ser aplainado. No processo de lidar com o medo do futuro vou passar por caminhos íngremes B. ESCAPE QUANDO ESTOU TENTADO"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados alem das vossas forças.Pelo contrário, juntamente com a tentação vos dará olivramento de sorte que possais suportar."_ I Co 10:13TENTAÇÃO - Indução para desobedecer um princípio Bíblico Teste e provação são as mesmas palavras no Grego (o contexto dá a definição) O medo revela em nós certas fraquezas O medo pode levar-nos a atitudes escusas justamente pelo medo de sofrermos com a perda que venhamos a ter O medo pode levar-nos a ser tentados a desconfiar da atuação de Deus para resolver nossos problemas Olhe o que texto diz, ou melhor, as promessas de Deus - LIMITES, PERSEVERANÇA E LIVRAMENTO Nossos testes não vem de Deus, mas do homem Deus sabe dos nossos limites Quando caímos é porque desistimos de confiar Deus nos suprirá o que precisamos para agüentar o teste DEUS É FIEL PARA NOS SOCORRER C. APOIO QUANDO ESTOU SOB ESTRESS"Quando passares pelas águas eu estarei contigo; quando pelos rios eles não te submergirão;quando passares pelo fogo não te queimarás nem a chama arderá em ti.Pois eu o Senhor, teu Deus,, o Santo de Israel, teu salvador" - Isaias 43,2-4O medo gera estress - O estress da impotência e do desgaste com a situação Deus não diz que impedira que as águas nos alcancem Deus promete estar conosco e nos livrará dos efeitos finais das águas do e do fogo DEUS PROMETE QUE NÃO SEREMOS DESTRUÍDOS PELOS PROBLEMAS NEM DO PRESENTE NEM DO FUTURO DEUS PROMETE SER NOSSO SALVADOR - SALVAÇÃO DA SITUAÇÃO QUE ESTÁ NOS AFLIGINDO N.B. - Ele não inclui o QUANDO ... D. PRESENÇA QUANDO ESTOU SOLITÁRIO"Deus nos disse, De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.Assim podemos afirmar com confiança, O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que poderá me fazer o homem ?" Hebreus 13:5,6O medo gera um sentimento de solidão A solidão nos faz sentir impotentes e rejeitados MAS VEJA A PROMESSA DE DEUS - Nunca jamais - enfático no grego Estar presente com seus filhos é uma expressão do amor de Deus - QUEM AMA É PRESENTE - I Jo 4:18 DEUS PROMETE ESTAR CONOSCO EM TODOS OS PASSOS DO CAMINHO PARA CHEGAR AO FUTURO QUE ELE TEM PARA NÓS Porque Deus está comigo eu posso enfrentar o medo.E. SALVAÇÃO FINAL DA MINHA SITUAÇÃO - Jeremias 29:12-14"Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração. Serei achado por vós,diz o Senhor e farei mudar a vossa sorte" A promessa de Deus é que Ele será achado Deus será achado na media que ele é buscado Ao ser achado Deus promete mudar a sorte do povo (nossa) A mudança ocorrerá no tempo de Deus. APLICAÇÃO- Meu pai me dando instruções para chegar a um certo loção. Eu estarei lá lhe esperando, prometo chegar antes de você ...

www.sermao.com.br

Nenhum comentário: