segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

O segredo da vitória

Ler o texto em: Gênesis 37. 3-11
Quero compartilhar com os irmãos um dos princípios que Deus me deu para que me firmasse enquanto as promessas dele não se cumprissem em minha vida. Quantos sabem que sem visão o povo perece, visões aqui não quer dizer apenas aparições, mas um conhecimento do chamamento de Deus para sua vida, que pode vir através de um desejo ardente, um ideal ou através de um sonho como no caso de José, qualquer que seja o meio se vem de Deus, será por intermédio do Espírito Santo.

COMO JOSÉ REAGIU A VISÃO QUE DEUS LHE DERA?
Deus mostrou a José que ele seria colocado em uma posição de autoridade tão grande que até seu pai e seus irmãos dependeriam dele.
Uma coisa a respeito da visão que não podemos esquecer é: ELE DÁ A DIREÇÃO, MAS NÃO CONTA OS DETALHES. Ex: Paulo teve uma visão em atos 16.9, onde um varão lhe dizia: Paulo passa a Macedônia e nos ajuda... Mas, ele não falou do tumulto que haveria, da prisão etc.. Talvez isto explica porque José saiu contando a visão para sua família. Há aqui um grande perigo, muitos enxerga o chamado de Deus para suas vidas, quer seja como empresário, ministros de louvor, ministério de milagres, liderando grandes igrejas e saem correndo tentando chamar a atenção dos outros, às vezes agindo impensadamente como Moisés que para chamar a atenção dos seus irmãos chegou a matar um Egípcio.
A visão de Deus nos alcança nas mais diversas circunstâncias, por exemplo: José foi chamado do meio de uma família tumultuada, Davi de um curral de ovelhas, Paulo do meio de uma perseguição ao povo de Deus, ESCUTA; não importa o quão difícil é a tua circunstância agora, no devido tempo se a visão é de Deus e se você permanecer firme ela se cumprirá.

COISAS QUE ACONTECERAM ENTRE A VISÃO E O CUMPRIMENTO DELA NA VIDA DE JOSÉ:
a) Atraiu sobre si o ciúme dos irmãos – veja nós não estamos falando de pessoas insubmissas que por não encontrarem apoio para suas idéias dizem que estão sendo perseguidas por ciúme, estamos falando de um justo que ama a Deus, conhece o chamado de Deus para sua vida e quando procura compartilhar isto, se torna alvo de pessoas carnais que procuram sufocar tal chamado exclusivamente, por inveja.
b) Atraiu a rejeição – você já sentiu isto em sua vida? Deus está ti usando e você pensa agora, as portas vão se abrir para mim, e o que acontece? Você começa a ser rejeitado, isto é estranho, mas é uma realidade, foi na vida de José, pois o venderam, na de Jesus (João 1. 11 que diz: Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam) e será na vida de todo aquele que tiver sobre si um chamado de Deus, mas não se assuste até o final desta mensagem quero te mostrar o segredo da vitória destes homens.
c) Atraiu a calúnia - como escravo estava trabalhando na casa de Potifar quando a esposa daquele homem vendo que José era formoso resolveu assediá-lo, porém José resistiu aos seus encantos e ela vendo que nada conseguiria com aquele moço, mentiu para seu esposo dizendo que José lhe assediou e por conta daquela estória, José foi parar na cadeia.
d) Isolamento - Na cadeia ele passou um período de isolamento, às vezes, Deus usa o isolamento como um instrumento para tratar conosco, fortalecer a nossa confiança Nele e nos dá sentido de direção, José passou por isto, Moisés ficou isolado na terra de Mídia, Paulo nas regiões da Síria e da Cilícia, eles não buscaram isto, mas foram levados a estes lugares antes de serem poderosamente usados por Deus. Você já se sentiu assim sem precisar ir para longe? Sem oportunidades, isolado em seu chamado, tenha bom ânimo, isto não durará para sempre.
MAS A PERGUNTA É: COMO JOSÉ CONSEGUIU FICAR DE PÉ EM MEIO A TUDO ISTO?
1) –Protegendo seu coração; Provérbios 4.23 que diz: Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida. Dentro de uma família ou de uma igreja surgem várias circunstâncias favoráveis para nos magoar, ressentir, ferir, decepcionar, frustrar, e nem sempre podemos mudar as circunstâncias ao nosso redor, mas podemos guardar, proteger o nosso coração, é disto que o escritor aos hebreus estava falando no capítulo 13.9 ...Bom é que o coração se fortifique com a graça...
2) Mas como ele conseguiu proteger seu coração em meio a tanta luta? NÃO TIRANDO OS OLHOS DA VISÃO QUE DEUS TINHA LHE DADO. Este foi o segredo de todos os que venceram. Paulo disse:...Não fui desobediente à visão celestial... E este será o seu segredo também.
a) Hebreus 12.2 ...Que pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta... Você pode perguntar o que deu força a Jesus para suportar a humilhação, o escárnio, as agressões físicas etc., eu lhe digo: foi porque Ele não fixou a sua atenção no sofrimento que ele estava passando, mas olhou adiante, ...pelo gozo que lhe estava proposto..., está me entendendo? Quanto mais você olha para suas lutas, mas desanimado você fica, se concentre na visão de Deus para sua vida.
b) Romanos 8.28. Quando se é chamado por Deus e estamos servindo a ele com amor até as lutas que não entendemos operam para o nosso bem, e Paulo entendeu isto.
c) Gênesis 50.20 José também entendeu, ele poderia reclamar dizendo: Deus o Senhor me deu uma revelação poderosa, mas ao invés disto só me sobrevieram lutas, angústias e solidão, porém ele sabia que Deus não falharia com ele, e nós vemos que aquelas circunstâncias na vida de José foi o transporte que Deus usou para o levar no lugar onde o plano de Deus se desenrolaria na vida dele.
Independente das suas lutas eu quero que você saiba que não estais esquecido, continue servindo a Deus com fidelidade. É na fornalha que o ouro é purificado e a fé também. Saiba que Deus é poderoso para te conduzir em vitória. Enquanto isto faça como Paulo e Silas na prisão, CANTE LOUVORES, somente os livres cantam, eles cantavam e os presos escutavam.

Nenhum comentário: